NaaS: Equipamentos de Rede e Wireless

Mas o que é NaaS ou WaaS?

NaaS – Rede como serviço

O NaaS (Network as a Service) ou Rede como serviço pode atender às necessidades da sua rede. Através da contratação de equipamentos de nível profissional juntamente com seu software de gerenciamento e serviços que vão desde a consultoria de um arquiteto de redes até a implantação, monitoramento e suporte técnico (Help Desk), é possível obter firewall, roteadores, servidores de rede, substituir redes VPN baseadas em hardware local por nuvem, utilizar 2 links de internet simultaneamente e obter um nível de segurança aprimorado..

Desafios e vantagens da adoção

A crescente demanda por acesso à internet em diversos setores, como empresas, escritórios e indústrias, impulsionada pela migração de aplicativos para a nuvem e a expansão do Internet das Coisas (IoT), torna essencial a utilização de soluções como o WaaS (Wireless as a Service). Além disso, o aumento do uso da internet após a quarentena nas instituições de ensino, devido à ampla adoção de materiais digitais, ressalta a importância de contar com uma infraestrutura de rede confiável que suporte múltiplos usuários conectados simultaneamente. A contratação de equipamentos oferece custos previsíveis e controlados, além de um alto nível de serviço, atendendo às necessidades de conectividade das empresas modernas.

Maior estabilidade e segurança

Com o WaaS, os equipamentos profissionais são constantemente atualizados pela equipe especializada através da nuvem. Isso proporciona uma maior estabilidade à rede, além de permitir a implementação de segmentação e políticas de segurança personalizadas, garantindo a proteção dos dados e a integridade da rede.

Facilidade de expansão e escalabilidade

Uma das principais vantagens do WaaS é sua capacidade de expandir e se adaptar facilmente às necessidades do cliente. Não é mais necessário lidar com picos de demanda ou variações no uso da rede, pois a solução pode ser dimensionada de acordo com as necessidades específicas, seja para eventos temporários ou para departamentos em crescimento. Além disso, a previsibilidade do ciclo de vida dos equipamentos permite que sejam feitas atualizações conforme a análise das necessidades do ambiente, garantindo uma infraestrutura de rede sempre atualizada e eficiente.

Redução de custos operacionais e investimentos iniciais

Um benefício adicional da modalidade de aluguel de equipamentos de rede é a redução significativa dos custos operacionais e dos investimentos iniciais. Em vez de desembolsar uma grande quantia de dinheiro para adquirir, implantar e contratar mão de obra, as empresas podem optar por pagar uma taxa mensal pelo uso do serviço. Isso permite uma melhor previsibilidade financeira e libera recursos para outras áreas do negócio.

Ainda tem dúvidas?

Ao adotar o NaaS ou WaaS, as empresas podem desfrutar de uma infraestrutura de rede robusta, flexível e segura, sem os custos e preocupações associados à compra e manutenção de equipamentos próprios. É uma solução que se adapta às necessidades em constante evolução do ambiente de negócios moderno, garantindo uma conectividade confiável e eficiente.